Blog do Andrei

A Digital Ocean quer operar no Brasil, mas nosso governo não deixa

Introduction

user

Andrei Hodecker


A Digital Ocean quer operar no Brasil, mas nosso governo não deixa

Posted by Andrei Hodecker on .
Featured

A Digital Ocean quer operar no Brasil, mas nosso governo não deixa

Posted by Andrei Hodecker on .

Se você quer empreender na web e é desenvolvedor, provavelmente já conhece as plataformas de hospedagem que fazem sucesso hoje em dia: Azure, Amazon Web Services (AWS), Digital Ocean (DO), etc. Todas oferecem soluções de computação na nuvem a um preço razoável e com boa qualidade.

Destas que eu citei acima, somente a DO não está operando no Brasil. Hospedo esse blog nela por ser barata e absurdamente simples de operar, diferente da Azure e AWS que precisa de um pouco mais de trabalho.

Como ela não opera no país, sou obrigado a hospedar em outra região, Nova Iorque para ser mais exato, o que faz com que o "ping" de acesso do Brasil seja um pouco alto, mas para um blog isso não é um problema, porém para um serviço de alta disponibilidade é sim.

Ok, mas por que a DO não opera no Brasil?

Fui pesquisar e eu não sou o único que gostaria de um data center aqui, o Brasil é o segundo país mais votado no UserVoice da empresa.

A empresa tem planos de operar no país, porém não é tão simples assim, o co-fundador da empresa explicou o que torna tão difícil, resumidamente:

  • As redes de telecomunicações são 10x mais caras comparadas a UE e EUA.
  • Os impostos para importar equipamentos é algo em torno de 100%, o que dobra o custo do data center.
  • Problemas com visto para profissionais visitarem o país e construirem o data center.

Não é surpresa que na Azure e na AWS, uma VM no Brasil é a mais cara de todas as regiões. No momento que eu escrevo uma "t2.micro" na AWS no leste dos EUA custa $0.013 por hora, e $0.027 por hora em São Paulo.

Nossas políticas públicas são vergonhosas, do século passado, e me preocupa como o país vai se sair nessa nova era da informação e tecnologia com tantos impedimentos.

Mas não vamos nos desesperar, nossa presidenta já sancionou o Dia do Milho e agora vai ficar tudo bem.

user

Andrei Hodecker

http://andreih.com